Ferramentas para o Shell

linux

Introdução

Muitas vezes no dia precisamos criar uma pasta e em seguida entrar nesta pasta para realização de algum procedimento dentro desta, que seria algo como:

 

Utilizando funções

É possível criar funções( comandos ) personalizados modificando o arquivo ~/.bashrc ( ou ~/.profile se for mac ) que é o arquivo com código Shell que é executando quando é iniciada uma nova instância do terminal, desta forma, toda vez que você abrir o terminal, ou logar no servidor este arquivo será executado a as funções contidas nele ficarão disponíveis.

Para isso adicione as seguinte linhas neste arquivo:

Uso:

No final você estará na pasta “pasta_final”.

OBS: nesta função foi utilizado o parâmetro -p do comando mkdir que cria toda a raiz de pasta quando a pasta “pai” não existir.

Ex.:

 

Utilizando alias

Em algumas situações o recurso que desejamos implementar é tão simples que não precisamos criar um função Shell, neste caso podemos criar apenas um alias para um determinado comando. Uma situação comum para utilização deste recurso é com comando onde costuma-se repetir sempre os mesmos parâmetros. Veja alguns exemplos:

Listando os maiores arquivos de uma pasta

Existem situações onde é preciso liberar espaço em disco rapidamente para que ou seu serviço não pare por falta de espaço no HD ou simplesmente para fazer uma limpeza.

Listando arquivos

Já se perguntou quantas vezes por dia você executa o comando ls ?

Abaixo segue alguns exemplos de como enriuecer seu arquivo .bashrc/.profile:

Você encontra estes e outros exemplos no arquivo completo aqui.

 

 

Related Post

2 ideias sobre “Ferramentas para o Shell

  1. Isaque Bressy

    Muito bom!
    Seria interessante ter um local com umas dessas funções mais utilizadas onde os usuários pudessem fazer o download… tipo, existir alguns exemplos de scripts .bashrc para objetivos específicos onde cada um pudesse chegar e baixar de forma a agilizar a configuração de um ambiente específico.

    😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *