Excel logo

Excel vs R Quando utilizar

R logo

R logo

Excel vs R – Porque comparar ?

Estas duas ferramentas possuem funcionalidades semelhantes e por isso gera este tipo de questionamento, se são parecidas então não preciso estudar as duas ?! Qual a melhor ? Este tipo de pergunta é aceitável e justificável para ferramentas novas ou que possuem uma grande diferença de “idade”. No caso do Excel e do R, talvez seja um pouco diferente porque são duas ferramentas criadas a muito tempo e as duas vem se mantendo firmes no mercado, o Excel como ferramenta fortemente presente em quase todos os ambientes corporativos, e o R como uma ferramenta poderosa na análise de dados. Continue lendo este post que eu espero que lhe auxilie nesta decisão.

A Linguagem R

R é uma linguagem de programação criada para análise de dados e estatística, e tem como uma de suas principais características e o fato de que o software R mantém os dados analisados todos na memória do computador que estiver sendo utilizado no momento, isto faz com que o processamento seja extremamente rápido. O R também possuem recursos que podem lembrar algumas facilidades propiciadas pelo Excel, como poder alterar um grande volume de informação de forma automatizada que é muito útil na análise de dados quando se faz necessário tratar as informações antes da análise. Um ponto muito importante ao para decidir utilizar o R é a sua popularidade, mesmo sendo uma linguagem de programação focada na análise de dados esta na vigésima posição no ranking tiobe que é um ranking de popularidade de todas as principais linguagens de programação, esta popularidade é importante para que o projeto tenha um certa garantia de que será mantido por um longo tempo, além disso faz com que haja uma grande número de pessoas colaborando para o projeto com correções e criações de pacotes de utilitários que somam ate a data de escrita deste post mais de 7000 pacotes de utilitários que incluem ferramentas para buscar informações na internet, criação dos mais diversos tipos de gráficos entre outros muitos.

Excel logo

Excel

Sobre o Excel

O Excel é um editor de planilhas criado pela Microsoft com uma interface gráfica rica e muitos recursos visuais o que faz com que seja uma ferramenta útil não só para criação e cálculos de planilhas como também uma excelente ferramenta com criar apresentação de dados. O Excel faz parte do pacote Office da Microsoft que pegou uma carona na popularização do Windows e hoje é conhecido por quase todas as pessoas que utilizam um computador no mundo inteiro e é referencia como aplicativo para edição de planilhas, por isso é uma excelente opção quando se pensa em criar um conteúdo de fácil acesso. O Excel ainda possui uma infinidade de recursos gráfico para edição de conteúdo e criação de formulas, este foco em recursos gráficos faz com que seja relativamente fácil de utilizar não requerendo muitos conhecimentos técnicos para começar a tirar proveito dos principais recursos disponibilizados. Toas estas facilidades tem um custo, grande parte dos recursos de hardware ( CPU / Memória ) utilizados pelo Excel são reservados para estes recursos gráficos não sobrando muito para as operações dos os dados, além que é um software proprietário da Microsoft e por isso não tem uma participação ativa de programadores, e por isso é difícil encontrar complementos para funcionalidades muito especificas e quando encontradas são normalmente pagas.

Limitação de linhas por planilha do Excel

Caso você pretenda analisar mas de 1 000 000 de registros, o Excel não será suficiente.

Fonte: http://superuser.com/

Tabela comparativa

Recurso R Excel
 Interface gráfica  Não  Sim
Volume de dados Alto Baixo
Script para automatização Sim Não
Pacotes complementares Muitos Poucos

Conclusão

Como em todo projeto de análise de dados, identifique antes de tudo sua necessidade e objetivos de sua análise, como volume de dados, se o usuário final irá editar o conteúdo final,  e a partir destas informações você poderá decidir onde cada ferramenta será melhor utilizada, desta forma Excel vs R é uma “batalha” desnecessária.

RStudio

É importante lembrar que neste post foi comparado o R “puro”, existe uma IDE ( Interface Integrada de Desenvolvimento ) para o R que é o RStudio, que apresenta uma outra infinidade de recursos para trabalhar com o R como criação de documentos/relatórios dinâmicos e slides utilizando linguagem Markdown  que podem ser exportados para HTML e PDF, e quando se tem um bom conhecimento destas ferramentas pode-se desconsiderar as limitações gráficas do R.

Fontes:

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *